Folclore ...

Festividades:
Para além da evolução histórica e do legado arquitectónico, a identidade cultural, espiritual e social de um povo ou de uma região, manifesta-se também através do folclore e do artesanato, a partir dos quais são exteriorizados sentimentos, crenças, valores, influências e costumes de uma sociedade.
Na região beirã em que está inserida Idanha-a-Velha existe várias festas, romarias e feiras que, ao longo do ano estabelecem a ponte entre o sagrado e o profano e das quais se destaca a Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada em Maio.



Gastronomia:
A gastronomia da regiãobaseia-se essencialmente no azeite, produzido na Beira Interior desde o séc. XV, no pão e na castanha que foi muitas vezes a base da alimentação, substituindo a batata em épocas de escassez. Devemos no entanto destacar, de entre os pratos mais característicos, as "papas de milho" feitas com as maçarocas, farinha de trigo e açúcsar, a "açorda", o "ensopado de borrego" ou de cabrito, o "arroz de cabidela" entre outros, sem esquecer o tradicional pão caseiro, as "bicas" ou "bolos", pão de forma achatada feito com farinha trigo.
também os enchidos, as azeitonas, os queijos de ovelha e de cabra, as carnes de caça como a perdiz, a lebre e o javali, os figos secos ou maduros e os doces como o arroz doce, a aletria, as broas de mel, os borrachões, os bolos de azeite e as papas de milho doce, encerram esta tão deliciosa etapa da nossa "viagem".



Texto By Linda Pires in 1998
Fotos de 1998 A.Pires